Tecendo histórias é uma mistura de contação de histórias com teatro, fomentando a criatividade, a ludicidade e a alegria. Levando a todos a se deliciar com personagens mágicos e encantadores. Histórias contadas e cantadas, através do olhar, do gesto, do silêncio, da forma acumulativa, que desenvolve a memória, a atenção e a concentração.
FICHA TÉCNICA:
Direção
Ingrid Rabelo
Atuação
Ingrid Rabelo, Gabriel Cardoso, Gustavo Rafhael
Dramaturgia
Cena Coletiva / Vários autores
Produção
Melíflua Produção Cultural
Ingrid Rabelo, contadora de histórias, atriz, maquiadora artística, dramaturga, provocadora e pesquisadora. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás. (UFG). Cursando uma Pós Graduação em Contação de Histórias.
Atuo profissionalmente como contadora de histórias para crianças, jovens, adultos e idosos. Tenho como foco a ludicidade, através da caracterização, levando no brilho de minhas histórias, personagens mágicos e encantadores. Busco como contadora enfatizar nas minhas formas de contar o olhar, o gesto, o silêncio, a caracterização, que Gislaine Matos aborda em suas pesquisas.
O repertório escolhido inclui contos populares, histórias acumulativas, cantigas, brincadeiras e reflexões. Sempre com criatividade e alegria, buscando e incentivando a todos ao mundo da imaginação.
Gosto de estar sempre compartilhando a minha experiência e incentivando o despertar de novos contadores em oficinas para crianças, jovens, adultos e idosos.
Desde pequena ouço e crio histórias, mesmo muito nova quando a timidez me consumia, gostava de brincar com os perfumes e cremes da penteadeira da minha mãe. Mas foi na fase adulto que iniciei a minha trajetória como contadora de histórias.
Daí em diante, ampliei minha formação com oficinas de teatro, e logo mais com a faculdade de Artes Cênicas. No trabalho de conclusão de curso (TCC), fez uma pesquisa sobre: A experiencia da contação de história no asilo São Vicente de Paula. Em 2017. Orientação pela Doutora Joana Abreu.
Participei de espetáculos teatrais onde desenvolvi personagens contadores de histórias, tendo na direção em um dos espetáculos, um diretor reconhecido Ribamar Ribeiro, do Rio de Janeiro.
Contei histórias nos mais diversos lugares: Igrejas, escolas da rede pública e privada, festas de aniversário, asilos, orfanatos e creches, teatros, praças, shopping centers, entre outros.